Quem vive numa sociedade que se orgulha de si própria, do seu meio ambiente, da qualidade de vida das PESSOAS que a habitam e nela convivem, individual e coletivamente, têm orgulho que o tempo avance para cada vez melhor e...NUNCA, para cada vez pior.
Como as PESSOAS e a SOCIEDADE vive do inter-viver das PESSOAS a formosura URBANA, o seu arranjo e preservação urbana deve ser bem cuidado e haver líderes que "saibam da poda", vox populi.
Bragança uma cidade centenária, orgulho de Portugal e símbolo histórico de sua fortaleza, deve sempre manter os seus traços territoriais e de belas paisagens, com uma cosmética urbana responsável.
Jamais conforme se vem transformando em cenários semelhantes, e apenas, por razões de desleixo dos seus dirigentes, numa espécie de "Croácia"... como cidade a quase ficar em ruínas físicas nas suas áreas primeiras e que nenhum bragançano esquece de sua memória - BRAGANÇA CIDADE ÚNICA E LINDA.
Hoje não é, e para grande mágoa de quem AMA BRAGANÇA.
Melhor ver e dizer que assim não pode continuar a administração urbana de uma cidade que, dia a dia caminha para o seu desaparecimento e descaracterização como capital de distrito.
Todos os munícipes do concelho de Bragança nada sabem sobre a preservação e remodelação da zona histórica da cidade de Bragança. A equipa executiva e é vista pública, apenas se mostra em palcos públicos em tempos de festas locais ... trocando ou dando "bacalhau" a quem quer que seja... a "simpatia" assim julgada pelas gentes mais pobres, necessitadas - até de tachos - dará mais uns votos. Sempre assim tem sido, mas os problemas aumentam e a desertificação humana e na cidade acontece.
Um exemplo: desde a Praça da Sé e pela rua direita até muralhas do Castelo, as duas Costas, também a rua desde o ex-Governo Civil. Descendo a rua do Museu até à Praça da Sé - todas estas ruas apenas tem 51 pessoas a habitar por aí. Pessoas Idosas...
deixando de contar outras zonas por detrás do Castelo, de Aquém e Além do Rio Fervença... É esta miséria urbana e deserto de pessoas. Culpa objectiva... dos órgãos autárquicos, desde há algumas dezenas de anos... Para mal de Bragança e de quem ama Bragança.
Atualmente a Câmara Municipal, a Autarquia de Bragança - Com Assembleia Municipal, Câmara Municipal e Juntas de Freguesia - continua apenas no gozo da execução dos mandatos pessoais. Apenas pensando em financiamentos da União Europeia e sem que a vontade consultiva dos Bragançanos seja pedida para projetos urgentes e adaptados aos interesses locais.
Não há bicicletas, os idosos não as usam e se vêem pistas e circuitos longos, caros para ciclistas e onde os peões também andam... Felizmente ainda sem acidentes... e com o abuso de, nesta data se estar a gastar dinheiro sem conta em pista sobre a antiga linha férrea de Bragança até ...onde?
Quando os autarcas ainda mandões - do PSD e PS - permitiram o roubo dos carris, dos comboios, locomotivas e carruagens ...enganosamente e com a figura de Hernâni Dias perante a JSD a reunir para ser reivindicada a via ferroviária, que soube ter sido roubada. Já era militante PSD...
Melhor as fotos ... há que pôr fim a este abandono e maltratar de uma cidade centenária e suas gentes.